sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Nascimento de um golfinho




Câmeras do aquário Dolphin Quest, no Havaí, capturaram o momento em que Keo dá a luz à seu filhote. A cena é incrível – e Keo parece uma mãe feliz e orgulhosa.
O filhote, o primeiro de Keo, é uma fêmea. A mãe, que tem 12 anos, foi acompanhada por veterinários do aquário e curiosos que se reuniram para ver o parto.
Agora os veterinários monitoram a saúde da mãe e de sua cria, tendo em vista que os primeiros 30 dias da vida de um golfinho são os mais críticos. Até mesmo a forma com que o filhote respira será analisada. Depois desses primeiros dias, o nome será escolhido.

domingo, 9 de setembro de 2012

Reino Plantae - Continuação

2 - Pteridófitas


As pteridófitas são as primeiras plantas a possuir vasos condutores de seiva. A existência dos vasos possibilitou às plantas a conquista definitiva do ambiente terrestre. Os vasos permitem o transporte rápido da água e sais minerais até as folhas e de seiva elaborada para as demais partes da planta.
Os principais representantes do grupo são as samambaias e as avencas.
Nas pteridófitas as folhas se desenrolam a partir do centro da planta.
A reprodução é feita por meio de esporos, que frequentemente são produzidos em soros localizados na parte de baixo das folhas (são aqueles pontinhos alaranjados que vemos às vezes nas samambaias). Ocorre alternância de gerações, sendo o vegetal adulto produtor de esporos que, uma vez no chão, dão origem a uma plantinha parecida com um coração (prótalo) e que produz os gametas. Esses se unem e vão dar origem a uma nova planta.

- Fanerógamas

Nas fanerógamas os óvulos e o pólen são os gametas feminino e masculino, respectivamente.
Dentre as fanerógamas temos as Gimnospermas, que produzem estróbilos como estruturas reprodutoras, que são erradamente denominados flores; e as Angiospermas, que produzem flores.
Uma flor pode ser definida, de maneira ampla, como um “ramo” modificado e adaptado à reprodução. Sobre as folhas modificadas desse ramo é que se formam as estruturas reprodutivas das plantas fanerógamas.
A semente é uma estrutura que contém em seu interior um pequeno embrião em repouso, além de grande quantidade de células e material nutritivo para garantir a germinação.
As sementes têm origem a partir dos óvulos, formados nas flores.
As fanerógamas são divididas em dois grandes grupos:

3 – Gimnospermas

As gimnospermas são as primeiras plantas a produzirem flores (inflorescências) e sementes, porém não produzem frutos (grego = gymnos = nua, grego = sperma = semente).
As gimnospermas mais conhecidas são os pinheiros, ciprestes e sequóias. No Brasil uma gimnosperma nativa é a araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná.
As flores da gimnosperma são chamadas de cones ou estróbilos. Essas flores são de um só sexo, masculino ou feminino.
As gimnospermas estão mais adaptadas às regiões temperadas Chegam a formar vegetações como as taigas no Hemisfério Norte e a mata de araucária no sul do Brasil.
As sequóias são gimnospermas de grande porte e ocorrem na Califórnia (Estados Unidos). Essas plantas chegam a atingir 120 metros de altura e seus troncos podem chegar a ter diâmetro de 12 metros.
Estima-se que as sequóias atuais tenham aproximadamente 4000 anos de idade.

4 – Angiospermas

As angiospermaspossuem como característica exclusiva, a semente contida no interior de um fruto (grego angio = urna; sperma = semente). Por esse motivo são conhecidas como plantas frutíferas.
As angiospermas correspondem ao grupo de plantas com maior número de espécies sobre a Terra. Ocorrem em ampla diversidade de hábitats, existindo desde espécies aquáticas até plantas adaptadas a ambientes áridos, como os cactos.
Economicamente, as angiospermas representam uma fonte de inestimável importância para o homem. Seus órgãos, como raiz, caule, folhas, flores, sementes e frutos, podem servir de alimento para a população humana. Além disso, servem, também como fontes de matéria-prima para as mais diversas atividades humanas e industriais.
As angiospermas são divididas em dois grandes grupos: o das monocotiledôneas e o das dicotiledôneas.
A principal característica que permite distinguir esses dois grupos é o número de cotilédones presentes na semente. Os cotilédones são folhas modificadas que fazem parte do corpo do embrião e que podem armazenar nutrientes que serão fornecidos a ele durante os estágios iniciais de desenvolvimento. Como o próprio nome diz, nas monocotiledôneas há apenas um cotilédone por semente, enquanto nas dicotiledôneas há dois cotilédones por semente.
São exemplos de monocotiledôneas: Alho, cebola, aspargo, abacaxi, bambu, grama, arroz, trigo, aveia, cana-de-açúcar, milho, gengibre e palmeiras em geral: coco-da-baía, babaçu, etc.
São exemplos de dicotiledôneas: Vitória-régia, eucalipto, abacate, rosa, morango, pêra, maçã, feijão, ervilha, goiaba, jabuticaba, algodão, cacau, limão, maracujá, cacto, mamona, mandioca, seringueira, batata, mate, tomate, jacarandá, café, abóbora, melancia, etc.

A formação da semente

Nas angiospermas a fecundação se dá quando o núcleo masculino (proveniente do grão de pólen) e o núcleo feminino (oosfera, proveniente do óvulo) se encontram, formando o zigoto, ainda no ovário da flor.
O zigoto, uma célula simples, sofre então muitas divisões celulares e dá origem a um pequeno embrião, pluricelular.
O óvulo fecundado desenvolve-se formando então uma semente. Ela contém um embrião e substâncias nutritivas que o alimentarão quando a semente germinar.
A formação de uma ou mais sementes no interior de um ovário provoca o seu desenvolvimento e ele, crescendo muito origina um fruto, enquanto murcham todas as demais partes da flor.

Questões de fixação:

1) Quais os grupos em que se divide o Reino Plantae?
2) Quais os principais órgãos de uma planta e quais as funções?
3) Como se dá a condução de seiva na briófitas? Dê um exemplo de briófita.
4) Quais as plantas que fazem parte do grupo das pteridófitas?
5) Qual a principal característica das fanerógamas e em quais grupos ela se divide?
6) Como se caracterizam as gimnospermas e as angiospermas? Dê exemplos.
7) Qual o nome das flores das gimnospermas?
8) As angiospermas se subdividem em dois grupos; quais são eles? Dê exemplos.



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Vírus: interativo!

Para os alunos que já estão estudando para a ARC:

No site da Discovery Channel você consegue entender um pouquinho mais sobre os vírus de uma forma mais divertida.

Clique na imagem e bom estudo!


Jogo sobre Sistema Digestivo

Jogo bem interessante sobre o sistema digestivo. Vale a pena relembrar!


Um abração!!!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Atualidades - ENEM 2012

Encontrei na internet e achei interessante:

Confira a seguir os 10 temas que podem cair no Enem 2012 de atualidades e redirecione melhor os seus estudos:
Guerra das Malvinas
3 décadas após a guerra entre a Argentina e Reino Unido pela soberania das Ilhas Malvinas ou Falklands, a presidente argentina Cristina Kirchner reivindica as ilhas. “É um tema evidente para explorar o nacionalismo dos argentinos – tal como tentado pelo governo militar daquele país em 1982”, explanam os docentes.

Haiti
A pobreza no Haiti agravada pelo terremoto que devastou o país em 2010 tem consequências no Brasil. Muitos se mudaram para terras brasileiras a fim de encontrarem uma vida melhor. “Estima-se que cerca de 4 mil haitianos vivam no Brasil, 40% deles em situação irregular. O governo brasileiro, cedo ou tarde, terá de enfrentar a discussão sobre uma política de imigração para o país, principalmente pelo fato de nossa economia se apresentar em desenvolvimento, atraindo imigrantes de outros países latino-americanos, já que, além de haitianos, há um grande contingente de bolivianos vivendo no território brasileiro, muitos deles em condições bastante precárias”, explicam os professores.

Crise na Zona do Euro
A crise na Europa tem assustado investidores e posto em xeque a existência do Euro, moeda única europeia. “Destaque para os PIIGS, grupo formado por Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha – países com situação econômica mais crítica na zona do Euro (moeda única europeia). Isso porque houve certa irresponsabilidade fiscal por parte dos seus governos na última década – gastaram muito mais do que arrecadaram em impostos e aumentaram muito a dívida pública com relação ao PIB. Desde o ano passado, a expectativa geral do mercado internacional é que crescem as chances dos membros do PIIGS deixarem de pagar os juros e serviços de suas dívidas ou ainda não conseguirem honrar o resgate de títulos públicos. Tais expectativas aumentaram ainda mais, após a deflagração da crise na Grécia (cuja economia foi temporariamente “salva” graças a um aporte de capital da União Europeia, à renegociação de suas dívidas com seus principais credores e a um amargo e impopular pacote de corte nos gastos públicos)”, discorrem os dois professores.

Comissão da Verdade
Com a recente manifestação do governo sobre o impedimento da apuração do caso Vladimir Herzog em razão da Lei da Anistia, o assunto da Ditadura e da Comissão da Verdade ganhou novo fôlego. “Promovida pelo governo brasileiro no intuito de investigar abusos de direitos humanos cometidos durante a ditadura militar (1964 – 1985), a Comissão da Verdade pode ser um tema de redação”, palpitam Dario Feltrin e Célio Ricardo Tasinafo.

Novo Código Florestal
“Depois de 47 anos, o Brasil terá um novo Código Florestal, o conjunto de leis que define regras para a produção agrícola e para a preservação ambiental. O texto anterior, de 1965, sofreu uma série de remendos ao longo das décadas e há muito tempo não cumpria seus principais objetivos. De um lado, defasado e desconectado da realidade atual, limitava o desenvolvimento do setor agrário no país; de outro, por ser amplamente desrespeitado, não servia para impedir o desmatamento”, afirmam os professores.

Monarquia Constitucional
Com o aniversário de 60 anos da Rainha Elizabeth do Reino Unido, também conhecido como jubileu de Diamante pode despertar questões históricas: “O jubileu de Diamante (60 anos) da Rainha Elizabeth II do Reino Unido pode levar à cobrança de questões sobre as diferenças entre regimes absolutistas (soberania política concentrada totalmente nas mãos do Monarca, que acumula as funções de chefe de estado e chefe de governo) e as monarquias constitucionais (o monarca é chefe de estado, mas o governo é exercido pelo primeiro – ministro e seu gabinete, definidos a partir da maioria parlamentar)”, explicam os professores da Oficina do Estudante.

Conferências da ONU sobre meio ambiente
Com a recente conclusão da Rio+20, o Enem e os vestibulares podem pedir questões sobre as conferências anteriores sobre meio ambiente. Os professores aconselham: “o estudante deve ficar atento a perguntas sobre: conferência de Estocolmo (1972); Eco 92 (Rio de Janeiro) e Rio+10 (Johanesburgo). Além disso, protocolos internacionais sobre temas relacionados à preservação ambiental também são importantes, como por exemplo, o protocolo de Kyoto sobre a emissão dos gases relacionados ao efeito estufa (1997)”.

Processos de nacionalização de hidrocarbonetos em países latino americanos
Desde 1998, ano em que Hugo Chávez começou um processo de estatização das empresas exploradoras de petróleo na Venezuela, o tema tem sido recorrente na América Latina. “Em 2012, o presidente Evo Morales acelerou as nacionalizações na Bolívia e o mesmo caminho foi tomado por Cristina Kichner na Argentina”, assinalam os docentes.

Produção de energia hidrelétrica no Brasil e a usina de Belo Monte
“Tema recorrente nas provas de vestibular. A polêmica construção da Usina de Belo Monte na bacia do Rio Xingu e todos os impactos socioambientais a ela relacionados devem aparecer em vários exames”, apostam.

Rios Voadores
Como explicam os professores, “as chuvas que ocorrem no Brasil não são provenientes apenas da umidade que vem do oceano Atlântico e se condensa no continente. Boa parte delas se origina da evaporação e da transpiração da floresta Amazônica, que formam uma quantidade enorme de vapor de água que se desloca da região Norte até o Sul do país. Esses vapores são transportados pelos ventos até a cordilheira andina, que funciona como uma barreira natural e redireciona o percurso da umidade para o Norte da Argentina, o Uruguai, o Sul e o Sudeste do Brasil”. O tema tem relevância atual porque influencia nas temperaturas e no clima de duas regiões brasileiras. A pergunta, portanto, fica: o que acontecerá com o clima destes estados com a crescente devastação das matas amazônicas? Talvez você enfrente esta questão em uma redação de vestibular ou no próprio Enem.
Texto na integra no site UNIVERSIA Brasil

Abraço!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Exercícios para turma 305 - Polialelia

Somente para a turma 305.
Abraços

Exercícios - Polialelia 3º Ano

Oi galerinha! 

Aqui estão os exercícios sobre polialelia. Só lembrem que eles serão feitos em aula. É só clicar no cãozinho para fazer o download.


Bom estudo!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Jogo da Transfusão Sanguinea

O jogo está em inglês, mas é bem fácil de entender.
Clique na imagem para ser redirecionado.




Bom jogo!


Sistema ABO - 2012

Eis o resumo sobre o sistema ABO galera!

É só clicar na imagem para baixar.



Abraços

terça-feira, 31 de julho de 2012

Exercícios sobre Vírus

Oi pessoal do 2º Ano! Clique AQUI para fazer o download da folha de exercícios sobre vírus.


Abraços

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Polialelia - 3º Anos

Polialelia

Alelos múltiplos ou polialelia é a situação em que um gene (genótipo) apresenta três ou mais alelos, e não apenas dois, para um mesmo lócus cromossômico (endereço do gene), determinando uma característica (fenótipo).


Um exemplo bem interessante e de fácil compreensão é a determinação da pelagem em coelhos, onde podemos observar a manifestação genética de uma série com quatro genes alelos: o primeiro C, expressando a cor Aguti ou Selvagem; o segundo cch, transmitindo a cor Chinchila; o terceiro ch, representando a cor Himalaia; e o quarto alelo ca , responsável pela cor Albina.

Sendo a relação de dominância → C > cch > ch > ca

O gene C é dominante sobre todos os outros três, o Cch dominante em relação ao himalaia e ao albino, porém recessivo perante o aguti, e assim sucessivamente.

O quadro abaixo representa as combinações entre os alelos e os fenótipos resultantes.

FENÓTIPOS GENÓTIPOS
Selvagem Homozigótico: CC; heterozigótico: CcchCchCc.
Chinchila Homozigótico: cchcch; heterozigótico: cchchcchc.
Himalaia Homozigótico: chch; heterozigótico: chc.
Albino Homozigótico: cc.








Texto retirado dos sites:
http://www.infoescola.com/genetica/polialelia/
http://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/alelos-multiplos.htm

Figura:
www.portaldebiologia12.blogspot.com

2º Ano - Resumo: Vírus


Oi pessoal!

Eis o link para o resumo sobre vírus. Salvei no formato DOC e PDF é só clicar na imagem do formato escolhido.























Abraços

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Galerinha


Abraço a todos!!!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Slides Reino Protista e Fungi


Como prometido, aqui estão os links para fazer o download dos slides sobre:
 - Algas















- Protozoários















 
- Fungos











Bom estudo!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

2º Ano - Reino Fungi

Oi pessoal!

Para baixar o arquivo sobre o Reino Fungi é só clicar no cogumelo.












Abraços

domingo, 10 de junho de 2012

NÓS SOMOS RACIONAIS?

Um pequeno filme que todo o mundo deveria ver...
O pequeno vídeo que vocês vão ver (3:05min.) foi feito em uma ilha no Oceano Pacífico, à 2000 km da costa.
Não vivem pessoas nesta ilha, apenas aves, e ainda assim……vejam o que acontece...
 
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." 
(Arthur Schopenhauer)
 
Assista o vídeo. Click na imagem e depois pense um pouco:  "Somos racionais"? "Até que ponto?"


O que realmente significa ser "racional"? Será que podemos definir nosso comportamento atual como racional???

Ficam algumas perguntas para refletirmos...

terça-feira, 5 de junho de 2012

Exercícios - 2ª Lei de Mendel (3º Anos)


Colégio Estadual Imigrante

Aluno(a):________________________________________________ Turma:______ Trim.
Profª: Grasiela Pasinato Comp.Curricular: Biologia Data:____/____/2011 Atividade: Exercícios de fixação. Competências/Habilidades: Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a 2ª Lei de Mendel.


1. As flores de uma determinada planta podem ser vermelhas ou amarelas. Dois pares de genes (Vv e Aa) determinam essa característica: plantas V_A_ produzem flores vermelhas e plantas V_aa, vvA_ ou vvaa, flores amarelas. Na descendência do cruzamento VvAa x VvAa espera-se encontrar que proporção proporção fenotípica?

2. Um homem míope e albino casa com uma mulher heterozigota para as duas características. Sabe-se que a miopia e o albinismo são características recessivas. Determine:
a) O fenótipo da mulher.
b) O genótipo do homem e da mulher.
c) Os gametas que o homem e a mulher produzem.
d) Quantos filhos apresentarão o mesmo fenótipo do pai?
e) Quantos apresentarão o mesmo genótipo da mãe?

3. Do cruzamento de um diíbrido (AaBb) com um duplamente homozigoto recessivo (aabb), resultaram 160 descendentes. Qual a proporção esperada de indivíduos com genótipo igual ao do pai diíbrido?

4.  Na espécie humana mecha branca nos cabelos, sarda e polidactilia são manifestações determinadas por genes dominantes. Um indivíduo com mecha branca nos cabelos, sardento e portador de polidactilia, cujo pai não tinha mecha branca nos cabelos nem era sardento, mas tinha polidactilia, e cuja mãe tinha mecha branca no cabelo, era sardenta, mas não tinha polidactilia, casa-se com uma mulher de genótipo idêntico ao dele. Qual a probabilidade de terem filhos sem mechas, sem sardas e sem polidactilia?

5.  A segunda lei de Mendel refere-se a :
a) todos os casos de monoibridismo                                              d) dominância intermediária ou co-dominância
b) pureza dos gametas                                                                     e) não-disjunção cromossômica
c) segregação independente e independência de ação dos diferentes pares de alelos

6.  No diibridismo com dominância, a proporção fenotípica em F2 (quando se cruzam dois diibridos) é:
a) 6:3:3:1                              b) 9:6:3:1                            c) 9:3:1:1                               d) 9:3:3.1                            e) 6:3:1:1

7.  Na espécie humana, a sensibilidade ao PTC (feniltiocarbamida) é devida a um gene dominante I e a insensibilidade é condicionada pelo alelo recessivo i. a habilidade para o uso da mão direita é condicionada por um gene dominante E, e a habilidade para o uso da mão esquerda é determinada pelo alelo recessivo e. Um homem destro e sensível, cuja mãe era canhota e insensível ao PTC, casa com uma mulher canhota e sensível ao PTC cujo pai era insensível. A probabilidade de o casal ter uma criança destra e sensível é de:
a) ½                                       b) ¼                                       c) ¾                                        d) 1/8                                    e) 3/8

8. Suponhamos que, numa planta, a cor branca do fruto seja condicionada por um gene dominante B e a cor amarela, pelo alelo b. A forma discóide é condicionada por um gene dominante E e a forma esférica, pelo alelo e. Cruzando-se uma planta BbEe com outra BBee, qual a probabilidade de aparecimento de exemplares BbEE e BbEe?
Escreva o fenótipo de cada planta citada.

9. Suponha que, na espécie humana, a pigmentação da pele seja devida a dois pares de genes autossômicos com efeito aditivo. A tabela ao lado indica os fenótipos existentes.

A expressão desses genes pode ser impedida pela presença de um par de genes autossômicos recessivos. Nesse caso, o indivíduo é albino. Um casal de mulatos médios diíbridos tem uma criança albina. A probabilidade de nascer uma criança branca não albina é de:

10.  Um casal de surdos teve dois filhos com audição normal. Sabendo se que a surdez é determinada por qualquer dos genes recessivos d ou e, em homozigose, espera se que o genótipo dos filhos seja: ______________

Bom estudo!!!

domingo, 27 de maio de 2012

3º Ano - 2ª Lei de Mendel

Oi pessoal! Assistam este vídeo maravilhoso sobre a 2ª Lei de Mendel. O Prof. Dorival explica muito bem e de uma forma bem fácil de compreender. Espero que gostem!




Abraços!!!

Reino Protista - Vídeos

O 1º vídeo é sobre o Reino protista.
Vale a pena assistir! Muito bom!



 O 2º vídeo também é muito bom, só que está em espanhol.



O 3º vídeo é sobre a fagocitose realizada pelas amebas. Agora não tem como não compreender fagocitose galera!


Abraços e até amanhã!


Reino Protista - 2º Ano - 2012


Reino Protista

Os filos deste reino foram classificados em 3 categorias:
Autótrofos Unicelulares
Caracterização das Pirrofíceas e Crisofíceas
FILO
DESCRIÇÃO
Pirrofíceas ou Dinoflagelados
(pirro = fogo;
fita = planta)
A maioria das espécies é de ambiente marinho. São organismos planctônicos, cuja célula apresenta um par de undulipódios (flagelos) que lhe dá movimento de rotação.
- Organismos responsáveis pelo fenômeno chamado de “maré vermelha”.
Crisofíceas
(criso = dourado;
fita = planta)
A maioria das espécies é de ambiente marinho e são organismos planctônicos. Sua célula apresenta uma parede espessa de sílica, e é formada por metades encaixadas (frústulas). A deposição dos restos desses organismos no fundo dos mares, forma uma rocha sedimentar leve e porosa (diatomito).
Autótrofos Pluricelulares
Caracterização das Algas Verdes, Pardas e Vermelhas
FILO
DESCRIÇÃO
Algas Verdes
Clorofíceas (cloro = verde; fita = planta)
A maioria é de água doce, mas há espécies marinhas e de ambiente terrestre úmido. Apresentam em seus plastos clorofila a e b. Existem também espécies unicelulares.
Algas Pardas
Feofíceas
(Feo = marrom; fita = planta)
Possuem clorofila a e c além de outros pigmentos (xantofila e fucoxantina) cujas cores vão do amarelo ao marrom. A maioria das espécies é marinha. Exemplos: Sargaço (Sargassum sp.) que é flutuante, e o kelp (gêneros Macrocystis e Laminaria), cujo talo pode chegar a dezenas de metros.
Algas Vermelhas
Rodofíceas
(rodo = vermelho; fita = planta)
Possuem clorofila a e outros pigmentos como ficoeritrina e ficocianina. Muitas espécies se desenvolvem em ambientes marinhos rasos (piscinas de maré), presas às rochas, ou em águas profundas.
Reprodução das Algas
Na maioria das algas unicelulares ocorre a reprodução assexuada por divisão binária. Algumas espécies apresentam um ciclo de vida haplodiplobionte (alternância de gerações).
Heterótrofos - Protozoários
Caracterização dos principais grupos de Protozoários
GRUPO
CARACTERÍSTICAS

Sarcodíneos
Rizópodes
Locomovem-se por meio de pseudópodes. Exemplos: amebas de vida livre (Amoeba sp) e parasitas (Entamoeba histolytica).
Actinópodes
Apresentam pseudópodes afilados e rígidos. Exemplos: heliozoários de água doce; radiolários de ambientes marinhos.
Foraminíferos
Sua célula é envolvida por uma carapaça de carbonato de cálcio e são marinhos. A deposição das carapaças de foraminíferos proporcionou a formação de depósitos de calcário no solo marinho.
Flagelados (mastigóforos)
Apresentam um flagelo de locomoção. Exemplos: Trypanosoma sp., Giardia sp., Leishmania sp. (parasitas) e existem espécies de vida livre.
Ciliados (cilióforos)
Apresentam cílios locomotores. Exemplo: Paramecium sp. Que é de vida livre e existem também espécies parasitas.
Apicomplexos (esporosoários)
Exclusivamente parasitas. Produzem esporos, formas infectantes de novos hospedeiros. Não apresentam estruturas locomotoras. Exemplo: Plasmodium sp.
Reprodução dos Protozoários
Pode ocorrer reprodução assexuada principalmente por cissiparidade (bipartição) ou reprodução sexuada pela troca de núcleos entre os protozoários.

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Abraços galera!