terça-feira, 16 de novembro de 2010

Resumo: Moluscos

Resumo: Moluscos

Diagnose de um molusco: animal de corpo mole, com ou sem concha, triblástico e com simetria bilateral.
Hábitat: animais de vida livre, terrestres ou aquáticos, de água doce ou salgada; raras espécies parasitas.
Exemplos: mexilhão (Mytilus), lula (Loligo), polvo (Octopus), caracol de jardim (Helix).
Dados de anatomia e fisiologia
Sistema digestório: completo (intestino com regiões diferenciadas e glândula digestiva associada); digestão predominantemente extracelular, embora também ocorra intracelularmente.
Sistema circulatório: presente, do tipo aberto ou lacunar (com coração e vasos sanguíneos, nos quais circula o fluido celômico – sangue).
Sistema respiratório: presente (trocas gasosas ocorrem em órgãos especializados, as brânquias e pulmões); esse sistema está acoplado ao circulatório, pois os gases são transportados pelo sangue.
Sistema excretor: presente (rede de nefrídios, estruturas especializadas na remoção de resíduos nitrogenados do metabolismo).
Sistema nervoso: presente (composto por três ou quatro pares de gânglios nervosos, ligados a nervos que atingem todo o corpo).
Reprodução: sexuada, existindo espécies monóicas (caracol) e dióicas (mexilhão); em alguns casos o desenvolvimento é direto, e em outros existem estágios larvais.

9 comentários:

  1. amei esas informaçoes sobreos moluscos mim serviu muito espero que ganhe total obrigado

    ResponderExcluir
  2. Muito bom !! Nem estudei pelo meu livro para a prova, só por aqui mesmo !!! Rápido, objetivo e com conteúdo. Thanksssss

    ResponderExcluir
  3. adorei o resumo na verdade era pra sair da minha cabeça mais com a internet com esses conteudos muda tudo !

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. eu gostei mais não tanto assim,tem coisa importante que falto aqui.

      Excluir
  5. isso ja basta , pra da uma estudada pra prova , sou de Minas Gerais-BH e agradeço o resumo.

    ResponderExcluir
  6. também gostei do resumo,mas falta umas coisas muito importante.

    ResponderExcluir
  7. nossa sulper amei, to fazendo uma pesquisa e você me ajudou muuuuuuuito!

    ResponderExcluir
  8. eu gostei, mais acho que ainda falta algumas coisas que são importantes, tá muito resumido:]

    ResponderExcluir