COLÉGIO ESTADUAL IMIGRANTE
DISCIPLINA: BIOLOGIA 2º ANO
PROFESSORA: Grasiela Aparecida Pasinato
OBJETIVO DA DISCIPLINA
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Organização celular dos seres vivos
Funções vitais básicas da célula
DNA: a receita da vida e o seu código
Origem da diversidade da vida
Organização da diversidade de seres vivos
Diversidade de processos vitais nos seres vivos
Diversidade ameaçada
OBJETIVOS
Reconhecer as diferentes estruturas dos seres vivos, quanto à organização celular, características morfológicas e fisiológicas.
Descrever fenômenos biológicos a partir da interpretação de textos, artigos científicos, imagens, outras representações gráficas ou experimentais.
Compreender situações problemas no contexto das Ciências Biológicas, a partir de informações e conhecimentos básicos, que possibilitem a proposição de soluções viáveis.
Caracterizar a diversidade da vida e a sua distribuição nos diferentes ambientes e compreender os mecanismos que favoreceram a variedade dos seres vivos.
Selecionar fontes de pesquisa em diferentes meios, identificando o que é significativo e relevante para justificar determinado fato, situação real ou idealizada.
COMO FAZER PARA ATINGIR ESSES OBJETIVOS
Aulas expositivas e práticas
Utilização de mapas conceituais
Utilização de artigos científicos, jornais e revistas
Utilização de modelos didáticos
Confecção de material didático-pedagógico
Trabalhos envolvendo situações problema
Esclarecimento de dúvidas
Exercícios de fixaçãoCOMO SERÁ REALIZADA A AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO
A avaliação será realizada de forma continuada e durante todo o ano, ou seja:
Através de observação direta e diagnostica da participação, envolvimento e comprometimento do aluno nas atividades propostas, bem como, exercícios, testes e pesquisas que podem ser realizadas individual ou coletivamente, conforme cada caso.
A avaliação do primeiro e segundo trimestres tem por valor máximo 30 (trinta) pontos cada. O terceiro trimestre, o valor máximo de 40 (quarenta) pontos.
A retomada de conteúdos dar-se-á durante o processo de ensino-aprendizagem, por meio de aulas expositivas, jogos, mapas conceituais, exercícios, observação do aluno e outras atividades pertinentes.BIBLIOGRAFIA UTILIZADA COMO REFERÊNCIA
Paulino, Wilson Roberto. Biologia, volumes 1, 2 e 3. 1ªed. São Paulo: Ática, 2005.
Revista Superinteressante.
Artigos científicos diversos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário