quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sistema ABO - 3º Ano

No início do século XX, um pesquisador Austríaco chamado Karls Landsteiner trabalhou com transfusões sanguíneas e percebeu que quando misturava alguns tipos diferentes de sangue poderia ocorrer incompatibilidade entre eles, resultando na aglutinação (formação de aglomerados) das hemácias. Essa descoberta foi muito importante para o avanço das transfusões sanguíneas, pois a incompatibilidade sanguínea entre o doador e o receptor pode causar sérios prejuízos à saúde do receptor. Também concluiu que existem quatro tipos sanguíneos, chamados de A, B, AB e O, formando o  Sistema ABO.

Aglutinogênios

Os aglutinogênios são antígenos encontrados na superfície das hemácias e são responsáveis pela determinação do fenótipo sanguíneo.

Grupo sanguíneo Aglutinogênio nas hemácias
A A
B B
AB AB
O -

Aglutininas

As aglutininas são proteínas encontradas no plasma sanguíneo. As aglutininas são anticorpos que reagem com os aglutinogênios.
Uma pessoa com o tipo sanguíneo A possui aglutinogênio A nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma. Se receber sangue do tipo B, ou seja, que possua aglutinogênio B, as hemácias do sangue irão aglutinar, formando aglomerados de células, prejudicando a circulação sanguínea, prejuízos renais e, dependendo do caso, podendo levar à morte.

Grupo sanguíneo Aglutinina no Plasma
A anti-B
B anti-A
AB -
O anti-A e Anti-B

Transfusões sanguíneas

Para que seja realizada uma transfusão segura, é necessário  conhecer o tipo sanguíneo do doador e receptor. Atualmente, o sangue que será doado passa por uma série de exames.
Pessoas com o sangue tipo A podem receber sangue de pessoas do tipo A e do tipo O, pois o grupo O não possui aglutinogênios.
Pessoas com o sangue tipo B podem receber sangue de pessoas do tipo B e do tipo O, pois o grupo O não possui aglutinogênios.
Pessoas do grupo AB podem receber sangue dos grupos A, B, AB e O, pois não possuem aglutininas no plasma.
Pessoas do grupo O só podem receber sangue de pessoas do grupo O, pois possuem algutininas anti-A e anti-B.

Genética do sistema ABO

Existem três genes envolvidos no sistema ABO, resultando em 4 fenótipos: A, B, AB e O, determinados por um gene com alelos múltiplos (polialelia).
Alelo Função Fenótipo Genótipo
IA síntese de aglutinogênio A A IA IA ou IAi
IB síntese de aglutinogênio B B IB IB ou IBi
IA e IB síntese de aglutinogênio A e aglutinogênio B AB IAIB
i não sintetiza aglutinogênio O ii

Os genes IA e IB são dominantes em relação ao gene i, e a relação de dominância pode ser escrita da seguinte forma:
IA = IB > i

Texto retirado do site: www.infoescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário