sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Invertebrados - Celenterados

Filo Cnidária (Celenterados)

  • O filo Cnidária (cnidários) está representado pelas hidras, medusas ou água-vivas, corais e anêmonas-do-mar.
  • São os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo e tecidos verdadeiros embora ainda não cheguem a formar órgãos.
  • Apresentam simetria radial.
  • Existem dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis) e das caravelas (colônias flutuantes).
  • Os cnidários são considerados animais diblásticos.
  • Existem três classes: Hydrozoa, Scyphozoa e Anthozoa.

    Defesa

    Os cnidários possuem um tipo especial de células, os cnidócitos (cnidoblastos ou nematoblastos), células de ataque e defesa, em maior quantidade nos tentáculos. Quando o cnidocílio é estimulado, um filamento que fica dentro do nematocisto é disparado. Este filamento possui um líquido urticante que pode provocar desde queimaduras até a morte.

    Digestão

    Os pólipos e as medusas apresentam boca, mas não possuem ânus. O alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade. O que não é aproveitado é eliminado pela boca. A excreção e a respiração ocorrem por difusão.
    Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem células nervosas que dispõem-se de modo difuso pelo corpo.
    Nos pólipos, a capacidade de locomoção é reduzida, podendo ser do tipo "cambalhota". Nas medusas, a locomoção é mais ativa, sendo realizada por um mecanismo denominado jato propulsão. 

    Reprodução

    Tipos de reprodução: assexuada (brotamento e estrobilação) e sexuada, podendo haver alternância de gerações.
    Sexuada: há presença de gônadas. Existem espécies monóicas e dióicas. Pode haver alternância de gerações envolvendo pólipos e medusas.






    Um comentário: