quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
domingo, 25 de novembro de 2012
terça-feira, 30 de outubro de 2012
Game no celular
Prepare-se para o ENEM e o vestibular com esse game de perguntas e repostas do Guia do Estudante. Escolha uma matéria, desafie um amigo e divirta-se aprendendo!
O jogo se chama Maraton. Não testei, mas os usuários comentaram que é muito bom. Clique na imagem para acessar a página!!!
Beijokas!
O jogo se chama Maraton. Não testei, mas os usuários comentaram que é muito bom. Clique na imagem para acessar a página!!!
Beijokas!
Possíveis temas - ENEM
Durante estes últimos dias, não se falava em outra coisa. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, ou Rio+20, dominou o noticiário e coloca o meio ambiente como tema praticamente certo nos vestibulares e Enem deste ano, segundo os professores ouvidos pelo GUIA. Mas o que é realmente a Rio+20 e como ela pode ser cobrada?
Vamos começar com o básico: a conferência, realizada de 13 a 22 de junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro, é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). O objetivo é renovar o compromisso político mundial com o desenvolvimento sustentável. Para isso, foi feita uma avaliação do progresso na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas anteriores sobre o assunto e uma discussão sobre temas novos e emergentes.
Os dois temas principais discutidos ali foram a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. O resultado é o documento final de 49 páginas denominado “O Futuro Que Queremos” lançado nesta sexta-feira (22), último dia da Rio+20.
Pode cair no vestibular?
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, se reúne com representantes da Cúpula dos Povos e recebe documento preliminar com demandas das organizações da sociedade civil no evento paralelo à Rio+20. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Para o professor Paulo Roberto Moraes, supervisor de Geografia do Curso Anglo, “dificilmente vai haver alguma pergunta pedindo informações específicas sobre a Rio+20”. O que pode acontecer, ele acredita, é usarem a conferência como gancho para questões envolvendo o meio ambiente.
“Houve um jogo de forças poderoso entre países ricos e pobres ou emergentes e o documento resultante da conferência não foi o que se esperava – alguns consideram que foi um fracasso”, diz ele. O professor de biologia do Anglo, Armênio Uzunian, concorda: “As conclusões são decepcionantes, por enquanto temos apenas um protocolo.”
O documento “O Futuro Que Queremos” (já disponível para download no site da ONU em inglês, francês, espanhol, chinês e árabe) traz uma lista de promessas que visam uma “economia verde” para o futuro. Além disso, ele cita como principais ameaças ao planeta a desertificação, esgotamento dos recursos pesqueiros, contaminação, desmatamento, extinção de milhares de espécies e aquecimento global – este definido como “um dos principais desafios de nossos tempos”.
Outro desafio lembrado é o do aumento da população, que deve chegar a 9,5 bilhões de pessoas até 2050. Em uma reunião com as ONGs da Rio+20, Ban Ki-Moon afirmou: “Para 2030, precisamos de 50% mais alimentos, 45% mais energia e 30% mais água apenas para viver como vivemos hoje.”
Um problema apontado pelos críticos do documento, no entanto, é a falta de detalhes práticos de como os objetivos podem ser alcançados.
Kumi Naidoo, do Greenpeace Internacional, um dos 36 ativistas que se reuniram com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, na sexta-feira para entregar um documento com críticas das ONGs ao documento, criticou o “fracasso” e a falta de ambição da conferência e disse que “o acordo final é abstrato e não corresponde à realidade”. E completou: “O que vemos aqui não é o mundo que queremos, é um mundo no qual as corporações poluidoras e aqueles que destroem o meio ambiente dominam”.
“Para os críticos do documento, ele nada mais é do que marketing verde, uma maquiagem em que você não mexe na estrutura da economia internacional – apenas lhe dá uma roupa ecológica”, explica o professor Moraes.
A força política da Rio+20 também foi questionada devido à ausência de líderes importantes, como o presidente norte-americano, Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o britânico David Cameron.
Organizações não governamentais promoveram vários protestos durante a conferência e prometeram apresentar um balanço das discussões reivindicando, entre outros pontos, a ampliação de poderes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Temas para se dar atenção
Segundo os professores, esses conflitos de interesses podem cair no vestibular. A Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20 realizado no Aterro do Flamengo (também no Rio de Janeiro), contou com a participação de diversos setores da sociedade civil e movimentos sociais de vários países e trouxe discussões pertinentes sobre as causas da crise socioambiental e possíveis soluções práticas para ela. Vale ir atrás de artigos sobre isso.
Além do desenvolvimento sustentável com inclusão social, temas mais diretamente relacionados ao meio ambiente, é claro, também deverão ser muito valorizados nas provas – tanto de geografia e biologia quanto de física e química. “É bom se dar atenção para a discussão de medidas para a redução das emissões de gás carbônico, energia limpa, preservação de matas (incluindo a matas ciliares, que protegem os leitos dos rios) e de oceanos”, aponta o professor Armênio.
Os oceanos, aliás, receberam atenção especial na Rio+20. Enquanto a Eco-92 ficou conhecida como a “Cúpula da Terra”, a Rio+20 foi muitas vezes citada como a “Cúpula dos Mares”. O documento final aprovado pelos Chefes de Estado este ano traz como uma de suas metas a redução dos detritos marinhos, em especial plástico, até 2025. O desenvolvimento de uma rede global de áreas marinhas protegidas internacionais e a criação de mecanismos de governança global dos oceanos para preservar a biodiversidade e os recursos genéticos também estava em pauta.
A participação popular, no entanto, foi um marco importante da conferência. O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho, afirmou: “Nós podemos dizer, hoje, que a Rio+20 é a maior conferência da história das Nações Unidas em termos de envolvimento popular. Este método de participação veio para ficar”. Além de poder participar votando em temas que deviam ser apresentadas aos Chefes de Estado e Governo, o público usou as redes sociais para mobilizações.
Militantes do movimento em prol do fim dos subsídios ao petróleo conseguiram mais de 100 mil tweets para a campanha #EndFossilFuelSubsidies, lançada pelas ONGs Priceofoil e Natural Resources Defense Council (NRDC) para exigir o fim dos subsídios à indústria do petróleo. “O resultado final superou todas as nossas expectativas. Os governos receberam uma mensagem clara de que é hora de acabar com esses subsídios”, disse à imprensa Jake Schmidt, diretor da NRDC.
Esse é um dos temas mais polêmicos na transição para uma economia verde: segundo a Agência Internacional de Energia, US$ 775 bilhões são gastos todo ano com subsídios à indústria do petróleo, valor 12 vezes maior que os investimentos para a implementação de energias limpas.
Texto retirado do site: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/atualidades-vestibular/como-a-rio20-pode-ser-abordada-no-vestibular/
terça-feira, 23 de outubro de 2012
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Dissecando um sapo!
Aos meus queridos alunos que vivem perguntando quando vamos abrir um animalzinho, que tal dissecarmos um sapo virtual agora?
Clique no sapo e divirtam-se!
Mas lembrem-se: maltratar animais é crime!
Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98
Clique no sapo e divirtam-se!
Mas lembrem-se: maltratar animais é crime!
Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98
É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.
Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.
Parágrafo 1°. - Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
Parágrafo 2°. - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)
domingo, 21 de outubro de 2012
3º Ano - Evolução - Parte 1
Teorias da Evolução
* Fixismo: crença grega de que todos os organismos foram criados por obra divina e permaneciam com as mesmas características para sempre.
* Lamarckismo (Lamarck): as mudanças no ambiente alteravam as necessidades de sobrevivência do organismo levando-o a mudar seu comportamento.
- Lei do uso e desuso
- Transmissão dos caracteres adquiridos
* Darwinismo (Charles Darwin): todos os seres vivos, incluindo-se a espécie humana, descendem de ancestrais comuns e evoluíram por seleção natural.
* Neodarwinismo (teoria da evolução sintética): integração da seleção natural com a genética, a paleontologia e a sistemática.
Evidências da Evolução
* Fósseis: restos ou vestígios de seres vivos que preservaram-se por milhares de anos (precisam ter mais de 11 mil anos).
* Anatomia comparada: comparação de órgãos ou estruturas que podem ser:
- Homólogas: possuem a mesma origem embrionária e podem ou não desempenhar funções semelhantes. Ex.: membros dianteiros das aves, de mamíferos marinhos, seres humanos e de cavalos.
- Análogas: são semelhantes quanto a aparência e a função, mas não tem a mesma origem embrionária. Ex.:asas de mosca e asa de morcego.
* Órgãos vestigiais: estruturas que em determinados organismos perderam a sua função original.
* Fixismo: crença grega de que todos os organismos foram criados por obra divina e permaneciam com as mesmas características para sempre.
* Lamarckismo (Lamarck): as mudanças no ambiente alteravam as necessidades de sobrevivência do organismo levando-o a mudar seu comportamento.
- Lei do uso e desuso
- Transmissão dos caracteres adquiridos
* Darwinismo (Charles Darwin): todos os seres vivos, incluindo-se a espécie humana, descendem de ancestrais comuns e evoluíram por seleção natural.
* Neodarwinismo (teoria da evolução sintética): integração da seleção natural com a genética, a paleontologia e a sistemática.
Evidências da Evolução
* Fósseis: restos ou vestígios de seres vivos que preservaram-se por milhares de anos (precisam ter mais de 11 mil anos).
* Anatomia comparada: comparação de órgãos ou estruturas que podem ser:
- Homólogas: possuem a mesma origem embrionária e podem ou não desempenhar funções semelhantes. Ex.: membros dianteiros das aves, de mamíferos marinhos, seres humanos e de cavalos.
- Análogas: são semelhantes quanto a aparência e a função, mas não tem a mesma origem embrionária. Ex.:asas de mosca e asa de morcego.
* Órgãos vestigiais: estruturas que em determinados organismos perderam a sua função original.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Síntese Protéica
Só para relembrar...
Replicação, Transcrição e Tradução
Este texto foi retirado da página http://www.qieducacao.com/2011/04/replicacao-transcricao-e-traducao.html
Visite o site para ler o texto na integra!
Que tal transcrever e traduzir um gene?
Vale a pena tentar!
Abraços
Replicação, Transcrição e Tradução
Replicação, transcrição e tradução são processos que ocorrem com os ácidos nucléicos e que são essenciais para o funcionamento das nossas células. Em tópicos anteriores, já vimos a estrutura geral dos ácidos nucléicos, a estrutura do DNA e sua organização em cromossomos e os diferentes tipos de RNA.
1) A replicação é a duplicação de uma molécula de DNA. Isso ocorre porque nossas células estão constantemente em divisão, e como todas as células somáticas possuem a mesma quantidade de DNA, precisamos sempre duplicar nosso DNA antes da célula se dividir.
2) A transcrição é um processo onde a informação sai do genoma de DNA para a formação de mRNAs, que comandam toda a maquinaria celular. Como o “idioma” do DNA e do RNA é o mesmo, os nucleotídeos, a informação é transcrita, ou seja, copiada.
3) A Tradução é o processo final de cascata, que ocorre nos ribossomos, livres ou no retículo endoplasmático. As moléculas de RNA são críticas nesse momento, pois são elas que fazem a ponte entre a sequência dos nucleotídeos no DNA e o “idioma” das proteínas, os aminoácidos.
Este texto foi retirado da página http://www.qieducacao.com/2011/04/replicacao-transcricao-e-traducao.html
Visite o site para ler o texto na integra!
Que tal transcrever e traduzir um gene?
Vale a pena tentar!
Abraços
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Nascimento de um golfinho
Câmeras do aquário Dolphin Quest, no Havaí, capturaram o momento em que Keo dá a luz à seu filhote. A cena é incrível – e Keo parece uma mãe feliz e orgulhosa.
O filhote, o primeiro de Keo, é uma fêmea. A mãe, que tem 12 anos, foi acompanhada por veterinários do aquário e curiosos que se reuniram para ver o parto.
Agora os veterinários monitoram a saúde da mãe e de sua cria, tendo em vista que os primeiros 30 dias da vida de um golfinho são os mais críticos. Até mesmo a forma com que o filhote respira será analisada. Depois desses primeiros dias, o nome será escolhido.
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
domingo, 9 de setembro de 2012
Reino Plantae - Continuação
2 - Pteridófitas
Nas fanerógamas os óvulos e o pólen são os gametas feminino e masculino, respectivamente.
Dentre as fanerógamas temos as Gimnospermas, que produzem estróbilos como estruturas reprodutoras, que são erradamente denominados flores; e as Angiospermas, que produzem flores.
3 – Gimnospermas
As gimnospermas são as primeiras plantas a produzirem flores (inflorescências) e sementes, porém não produzem frutos (grego = gymnos = nua, grego = sperma = semente).
As angiospermaspossuem como característica exclusiva, a semente contida no interior de um fruto (grego angio = urna; sperma = semente). Por esse motivo são conhecidas como plantas frutíferas.
As angiospermas correspondem ao grupo de plantas com maior número de espécies sobre a Terra. Ocorrem em ampla diversidade de hábitats, existindo desde espécies aquáticas até plantas adaptadas a ambientes áridos, como os cactos.
Nas angiospermas a fecundação se dá quando o núcleo masculino (proveniente do grão de pólen) e o núcleo feminino (oosfera, proveniente do óvulo) se encontram, formando o zigoto, ainda no ovário da flor.
O zigoto, uma célula simples, sofre então muitas divisões celulares e dá origem a um pequeno embrião, pluricelular.
O óvulo fecundado desenvolve-se formando então uma semente. Ela contém um embrião e substâncias nutritivas que o alimentarão quando a semente germinar.
Questões de fixação:
1) Quais os grupos em que se divide o Reino Plantae?
As pteridófitas são as primeiras plantas a possuir vasos condutores de seiva. A
existência dos vasos possibilitou às plantas a conquista definitiva do ambiente
terrestre. Os vasos permitem o transporte rápido da água e sais minerais até as
folhas e de seiva elaborada para as demais partes da planta.
Os principais representantes do grupo são as samambaias e as avencas.
Os principais representantes do grupo são as samambaias e as avencas.
Nas
pteridófitas as folhas se desenrolam a partir do centro da planta.
A
reprodução é feita por meio de esporos, que frequentemente são produzidos em
soros localizados na parte de baixo das folhas (são aqueles pontinhos
alaranjados que vemos às vezes nas samambaias). Ocorre alternância de gerações,
sendo o vegetal adulto produtor de esporos que, uma vez no chão, dão origem a
uma plantinha parecida com um coração (prótalo) e que produz os gametas. Esses
se unem e vão dar origem a uma nova planta.
-
Fanerógamas
Nas fanerógamas os óvulos e o pólen são os gametas feminino e masculino, respectivamente.
Dentre as fanerógamas temos as Gimnospermas, que produzem estróbilos como estruturas reprodutoras, que são erradamente denominados flores; e as Angiospermas, que produzem flores.
Uma
flor pode ser definida, de maneira ampla, como um “ramo” modificado e adaptado
à reprodução. Sobre as folhas modificadas desse ramo é que se formam as
estruturas reprodutivas das plantas fanerógamas.
A semente é uma estrutura que contém em seu interior um pequeno embrião em repouso, além de grande quantidade de células e material nutritivo para garantir a germinação.
A semente é uma estrutura que contém em seu interior um pequeno embrião em repouso, além de grande quantidade de células e material nutritivo para garantir a germinação.
As
sementes têm origem a partir dos óvulos, formados nas flores.
As fanerógamas são divididas em dois grandes grupos:
3 – Gimnospermas
As gimnospermas são as primeiras plantas a produzirem flores (inflorescências) e sementes, porém não produzem frutos (grego = gymnos = nua, grego = sperma = semente).
As
gimnospermas mais conhecidas são os pinheiros, ciprestes e sequóias. No Brasil
uma gimnosperma nativa é a araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná.
As
flores da gimnosperma são chamadas de cones ou estróbilos. Essas flores são de
um só sexo, masculino ou feminino.
As
gimnospermas estão mais adaptadas às regiões temperadas Chegam a formar
vegetações como as taigas no Hemisfério Norte e a mata de araucária no sul do
Brasil.
As
sequóias são gimnospermas de grande porte e ocorrem na Califórnia (Estados
Unidos). Essas plantas chegam a atingir 120 metros de altura e seus troncos
podem chegar a ter diâmetro de 12 metros.
Estima-se
que as sequóias atuais tenham aproximadamente 4000 anos de idade.
4
– Angiospermas
As angiospermaspossuem como característica exclusiva, a semente contida no interior de um fruto (grego angio = urna; sperma = semente). Por esse motivo são conhecidas como plantas frutíferas.
As angiospermas correspondem ao grupo de plantas com maior número de espécies sobre a Terra. Ocorrem em ampla diversidade de hábitats, existindo desde espécies aquáticas até plantas adaptadas a ambientes áridos, como os cactos.
Economicamente,
as angiospermas representam uma fonte de inestimável importância para o homem.
Seus órgãos, como raiz, caule, folhas, flores, sementes e frutos, podem servir
de alimento para a população humana. Além disso, servem, também como fontes de
matéria-prima para as mais diversas atividades humanas e industriais.
As
angiospermas são divididas em dois grandes grupos: o das monocotiledôneas e o
das dicotiledôneas.
A principal característica que permite distinguir esses dois grupos é o número de cotilédones presentes na semente. Os cotilédones são folhas modificadas que fazem parte do corpo do embrião e que podem armazenar nutrientes que serão fornecidos a ele durante os estágios iniciais de desenvolvimento. Como o próprio nome diz, nas monocotiledôneas há apenas um cotilédone por semente, enquanto nas dicotiledôneas há dois cotilédones por semente.
A principal característica que permite distinguir esses dois grupos é o número de cotilédones presentes na semente. Os cotilédones são folhas modificadas que fazem parte do corpo do embrião e que podem armazenar nutrientes que serão fornecidos a ele durante os estágios iniciais de desenvolvimento. Como o próprio nome diz, nas monocotiledôneas há apenas um cotilédone por semente, enquanto nas dicotiledôneas há dois cotilédones por semente.
São exemplos de monocotiledôneas: Alho, cebola, aspargo, abacaxi,
bambu, grama, arroz, trigo, aveia, cana-de-açúcar, milho, gengibre e palmeiras
em geral: coco-da-baía, babaçu, etc.
São
exemplos de dicotiledôneas: Vitória-régia, eucalipto, abacate, rosa, morango,
pêra, maçã, feijão, ervilha, goiaba, jabuticaba, algodão, cacau, limão,
maracujá, cacto, mamona, mandioca, seringueira, batata, mate, tomate,
jacarandá, café, abóbora, melancia, etc.
A formação da semente
Nas angiospermas a fecundação se dá quando o núcleo masculino (proveniente do grão de pólen) e o núcleo feminino (oosfera, proveniente do óvulo) se encontram, formando o zigoto, ainda no ovário da flor.
O zigoto, uma célula simples, sofre então muitas divisões celulares e dá origem a um pequeno embrião, pluricelular.
O óvulo fecundado desenvolve-se formando então uma semente. Ela contém um embrião e substâncias nutritivas que o alimentarão quando a semente germinar.
A
formação de uma ou mais sementes no interior de um ovário provoca o seu
desenvolvimento e ele, crescendo muito origina um fruto, enquanto murcham todas
as demais partes da flor.
Questões de fixação:
1) Quais os grupos em que se divide o Reino Plantae?
2)
Quais os principais órgãos de uma planta e quais as funções?
3)
Como se dá a condução de seiva na briófitas? Dê um exemplo de briófita.
4)
Quais as plantas que fazem parte do grupo das pteridófitas?
5)
Qual a principal característica das fanerógamas e em quais grupos ela se
divide?
6)
Como se caracterizam as gimnospermas e as angiospermas? Dê exemplos.
7)
Qual o nome das flores das gimnospermas?
8)
As angiospermas se subdividem em dois grupos; quais são eles? Dê exemplos.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Vírus: interativo!
Para os alunos que já estão estudando para a ARC:
No site da Discovery Channel você consegue entender um pouquinho mais sobre os vírus de uma forma mais divertida.
Clique na imagem e bom estudo!
No site da Discovery Channel você consegue entender um pouquinho mais sobre os vírus de uma forma mais divertida.
Clique na imagem e bom estudo!
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Atualidades - ENEM 2012
Encontrei na internet e achei interessante:
Haiti
Crise na Zona do Euro
Comissão da Verdade
Novo Código Florestal
Monarquia Constitucional
Conferências da ONU sobre meio ambiente
Processos de nacionalização de hidrocarbonetos em países latino americanos
Produção de energia hidrelétrica no Brasil e a usina de Belo Monte
Rios Voadores
Confira a seguir os
10 temas que podem cair no Enem 2012 de atualidades e redirecione melhor os
seus estudos:
Guerra das Malvinas
3 décadas após a guerra entre a Argentina e Reino
Unido pela soberania das Ilhas Malvinas ou Falklands, a presidente argentina
Cristina Kirchner reivindica as ilhas. “É um tema evidente para explorar o
nacionalismo dos argentinos – tal como tentado pelo governo militar daquele
país em 1982”, explanam os docentes.
Haiti
A pobreza no Haiti agravada pelo terremoto que devastou
o país em 2010 tem consequências no Brasil. Muitos se mudaram para terras
brasileiras a fim de encontrarem uma vida melhor. “Estima-se que cerca de 4 mil
haitianos vivam no Brasil, 40% deles em situação irregular. O governo
brasileiro, cedo ou tarde, terá de enfrentar a discussão sobre uma política de
imigração para o país, principalmente pelo fato de nossa economia se apresentar
em desenvolvimento, atraindo imigrantes de outros países latino-americanos, já
que, além de haitianos, há um grande contingente de bolivianos vivendo no
território brasileiro, muitos deles em condições bastante precárias”, explicam
os professores.
Crise na Zona do Euro
A crise na Europa tem assustado investidores e
posto em xeque a existência do Euro, moeda única europeia. “Destaque para os
PIIGS, grupo formado por Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha – países
com situação econômica mais crítica na zona do Euro (moeda única europeia).
Isso porque houve certa irresponsabilidade fiscal por parte dos seus governos
na última década – gastaram muito mais do que arrecadaram em impostos e
aumentaram muito a dívida pública com relação ao PIB. Desde o ano passado, a
expectativa geral do mercado internacional é que crescem as chances dos membros
do PIIGS deixarem de pagar os juros e serviços de suas dívidas ou ainda não
conseguirem honrar o resgate de títulos públicos. Tais expectativas aumentaram
ainda mais, após a deflagração da crise na Grécia (cuja economia foi
temporariamente “salva” graças a um aporte de capital da União Europeia, à
renegociação de suas dívidas com seus principais credores e a um amargo e
impopular pacote de corte nos gastos públicos)”, discorrem os dois professores.
Comissão da Verdade
Com a recente manifestação do governo sobre o
impedimento da apuração do caso Vladimir Herzog em razão da Lei da Anistia, o
assunto da Ditadura e da Comissão da Verdade ganhou novo fôlego. “Promovida
pelo governo brasileiro no intuito de investigar abusos de direitos humanos
cometidos durante a ditadura militar (1964 – 1985), a Comissão da Verdade pode
ser um tema de redação”, palpitam Dario Feltrin e Célio Ricardo Tasinafo.
Novo Código Florestal
“Depois de 47 anos, o Brasil terá um novo Código
Florestal, o conjunto de leis que define regras para a produção agrícola e para
a preservação ambiental. O texto anterior, de 1965, sofreu uma série de
remendos ao longo das décadas e há muito tempo não cumpria seus principais
objetivos. De um lado, defasado e desconectado da realidade atual, limitava o
desenvolvimento do setor agrário no país; de outro, por ser amplamente
desrespeitado, não servia para impedir o desmatamento”, afirmam os professores.
Monarquia Constitucional
Com o aniversário de 60 anos da Rainha Elizabeth do
Reino Unido, também conhecido como jubileu de Diamante pode despertar questões
históricas: “O jubileu de Diamante (60 anos) da Rainha Elizabeth II do Reino
Unido pode levar à cobrança de questões sobre as diferenças entre regimes
absolutistas (soberania política concentrada totalmente nas mãos do Monarca,
que acumula as funções de chefe de estado e chefe de governo) e as monarquias
constitucionais (o monarca é chefe de estado, mas o governo é exercido pelo
primeiro – ministro e seu gabinete, definidos a partir da maioria
parlamentar)”, explicam os professores da Oficina do Estudante.
Conferências da ONU sobre meio ambiente
Com a recente conclusão da Rio+20, o Enem e os
vestibulares podem pedir questões sobre as conferências anteriores sobre meio
ambiente. Os professores aconselham: “o estudante deve ficar atento a perguntas
sobre: conferência de Estocolmo (1972); Eco 92 (Rio de Janeiro) e Rio+10
(Johanesburgo). Além disso, protocolos internacionais sobre temas relacionados
à preservação ambiental também são importantes, como por exemplo, o protocolo
de Kyoto sobre a emissão dos gases relacionados ao efeito estufa (1997)”.
Processos de nacionalização de hidrocarbonetos em países latino americanos
Desde 1998, ano em que Hugo Chávez começou um
processo de estatização das empresas exploradoras de petróleo na Venezuela, o
tema tem sido recorrente na América Latina. “Em 2012, o presidente Evo Morales
acelerou as nacionalizações na Bolívia e o mesmo caminho foi tomado por
Cristina Kichner na Argentina”, assinalam os docentes.
Produção de energia hidrelétrica no Brasil e a usina de Belo Monte
“Tema recorrente nas provas de vestibular. A
polêmica construção da Usina de Belo Monte na bacia do Rio Xingu e todos os
impactos socioambientais a ela relacionados devem aparecer em vários exames”,
apostam.
Rios Voadores
Como explicam os professores, “as chuvas que
ocorrem no Brasil não são provenientes apenas da umidade que vem do oceano
Atlântico e se condensa no continente. Boa parte delas se origina da evaporação
e da transpiração da floresta Amazônica, que formam uma quantidade enorme de
vapor de água que se desloca da região Norte até o Sul do país. Esses vapores
são transportados pelos ventos até a cordilheira andina, que funciona como uma
barreira natural e redireciona o percurso da umidade para o Norte da Argentina,
o Uruguai, o Sul e o Sudeste do Brasil”. O tema tem relevância atual porque
influencia nas temperaturas e no clima de duas regiões brasileiras. A pergunta,
portanto, fica: o que acontecerá com o clima destes estados com a crescente
devastação das matas amazônicas? Talvez você enfrente esta questão em uma redação
de vestibular ou no próprio Enem.
Texto na integra no site UNIVERSIA Brasil
Abraço!
terça-feira, 7 de agosto de 2012
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Jogo da Transfusão Sanguinea
O jogo está em inglês, mas é bem fácil de entender.
Clique na imagem para ser redirecionado.
Bom jogo!
Clique na imagem para ser redirecionado.
Bom jogo!
terça-feira, 31 de julho de 2012
segunda-feira, 30 de julho de 2012
Polialelia - 3º Anos
Polialelia
Um exemplo bem interessante e de fácil compreensão é a determinação da pelagem em coelhos, onde podemos observar a manifestação genética de uma série com quatro genes alelos: o primeiro C, expressando a cor Aguti ou Selvagem; o segundo cch, transmitindo a cor Chinchila; o terceiro ch, representando a cor Himalaia; e o quarto alelo ca , responsável pela cor Albina.
Sendo a relação de dominância → C > cch > ch > ca
O gene C é dominante sobre todos os outros três, o Cch dominante em relação ao himalaia e ao albino, porém recessivo perante o aguti, e assim sucessivamente.
O quadro abaixo representa as combinações entre os alelos e os fenótipos resultantes.
FENÓTIPOS | GENÓTIPOS |
Selvagem | Homozigótico: CC; heterozigótico: Ccch, Cch, Cc. |
Chinchila | Homozigótico: cchcch; heterozigótico: cchch, cchc. |
Himalaia | Homozigótico: chch; heterozigótico: chc. |
Albino | Homozigótico: cc. |
Texto retirado dos sites:
http://www.infoescola.com/genetica/polialelia/
http://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/alelos-multiplos.htm
Figura:
www.portaldebiologia12.blogspot.com
2º Ano - Resumo: Vírus
Oi pessoal!
Eis o link para o resumo sobre vírus. Salvei no formato DOC e PDF é só clicar na imagem do formato escolhido.
Abraços
sexta-feira, 13 de julho de 2012
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Slides Reino Protista e Fungi
segunda-feira, 11 de junho de 2012
domingo, 10 de junho de 2012
NÓS SOMOS RACIONAIS?
Um
pequeno filme que todo o mundo deveria ver...
O pequeno vídeo que vocês vão ver (3:05min.)
foi feito em uma ilha no Oceano Pacífico, à 2000 km da costa.
Não vivem pessoas nesta ilha, apenas aves, e
ainda assim……vejam o que acontece...
"A compaixão pelos
animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser
seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom
homem."
(Arthur Schopenhauer)
O que realmente significa ser "racional"? Será que podemos definir nosso comportamento atual como racional???
Ficam algumas perguntas para refletirmos...
terça-feira, 5 de junho de 2012
Exercícios - 2ª Lei de Mendel (3º Anos)
Colégio Estadual Imigrante
Aluno(a):________________________________________________
Turma:______ Trim. 2º
Profª:
Grasiela Pasinato Comp.Curricular: Biologia
Data:____/____/2011 Atividade: Exercícios de fixação. Competências/Habilidades:
Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a 2ª Lei de Mendel.
1. As flores de uma determinada planta
podem ser vermelhas ou amarelas. Dois pares de genes (Vv e Aa) determinam essa
característica: plantas V_A_ produzem flores vermelhas e plantas V_aa, vvA_ ou
vvaa, flores amarelas. Na descendência do cruzamento VvAa x VvAa espera-se
encontrar que proporção proporção fenotípica?
2. Um
homem míope e albino
casa com
uma mulher heterozigota para
as duas características. Sabe-se que a miopia e
o albinismo são
características recessivas. Determine:
a) O fenótipo
da mulher.
b) O genótipo
do homem e da mulher.
c) Os gametas
que o homem
e a mulher produzem.
d) Quantos
filhos apresentarão o mesmo fenótipo
do pai?
e) Quantos
apresentarão o mesmo genótipo da mãe?
3. Do cruzamento
de um diíbrido (AaBb) com um duplamente
homozigoto recessivo (aabb),
resultaram 160 descendentes. Qual a proporção
esperada de indivíduos com genótipo igual ao do pai
diíbrido?
4.
Na espécie humana
mecha branca
nos cabelos,
sarda e polidactilia
são manifestações
determinadas por genes
dominantes. Um
indivíduo com
mecha branca
nos cabelos,
sardento e portador
de polidactilia, cujo
pai não
tinha mecha
branca nos
cabelos nem
era sardento,
mas tinha
polidactilia, e cuja mãe tinha mecha branca no
cabelo, era
sardenta, mas
não tinha
polidactilia, casa-se com uma mulher
de genótipo idêntico
ao dele. Qual a probabilidade
de terem filhos sem
mechas, sem
sardas e sem
polidactilia?
5. A segunda
lei de Mendel refere-se a :
a) todos os casos de monoibridismo d)
dominância intermediária ou co-dominância
b) pureza dos gametas e)
não-disjunção cromossômica
c) segregação independente e independência de ação dos diferentes pares
de alelos
6. No
diibridismo com dominância, a proporção fenotípica em F2 (quando se cruzam dois
diibridos) é:
a) 6:3:3:1 b) 9:6:3:1 c)
9:3:1:1 d)
9:3:3.1 e) 6:3:1:1
7. Na espécie humana, a
sensibilidade ao PTC (feniltiocarbamida) é devida a um gene dominante I e a insensibilidade é
condicionada pelo alelo recessivo i.
a habilidade para o uso da mão direita é condicionada por um gene dominante E, e a habilidade para o uso da
mão esquerda é determinada pelo alelo recessivo e. Um homem destro e sensível, cuja mãe era canhota e
insensível ao PTC, casa com uma mulher canhota e sensível ao PTC cujo pai era
insensível. A probabilidade de o casal ter uma criança destra e sensível é de:
a) ½ b) ¼ c)
¾ d) 1/8 e)
3/8
8.
Suponhamos que, numa planta, a cor branca do fruto seja condicionada por um
gene dominante B e a cor amarela, pelo alelo b. A forma discóide é condicionada
por um gene dominante E e a forma esférica, pelo alelo e. Cruzando-se uma
planta BbEe com outra BBee, qual a probabilidade de aparecimento de exemplares
BbEE e BbEe?
Escreva o fenótipo de cada planta
citada.
9.
Suponha que, na espécie humana, a pigmentação da pele seja devida a dois pares
de genes autossômicos com efeito aditivo. A tabela ao lado indica os fenótipos
existentes.
A
expressão desses genes pode ser impedida pela presença de um par de genes
autossômicos recessivos. Nesse caso, o indivíduo é albino. Um casal de mulatos
médios diíbridos tem uma criança albina. A probabilidade de nascer uma criança
branca não albina é de:
10. Um casal de surdos teve dois filhos com
audição normal. Sabendo se que a surdez é determinada por qualquer dos genes
recessivos d ou e, em homozigose, espera se que o genótipo dos filhos seja:
______________
Bom estudo!!!
Assinar:
Postagens (Atom)